terça-feira, 18 de outubro de 2011

Estudo - Noção e Funções

1. Verifique que a intervenção do Estado na economia não é consensual.

laissez-faire, como doutrina, defende que o governo deve
interferir o menos possível nos assuntos económicos e deixar as decisões
económicas para tomada decisão privada dos compradores e vendedores;
Estado-Providência os mercados dirigem  as atividades económicas e diárias especificas enquanto os governos regulam as condições sociais proporcionando pensões, cuidados de saúde e outros apoios às famílias pobres.

2. Explicite os fundamentos ideológicos das posições doutrinárias apresentadas por SAMUELSON.

Os modelos puros que já mais funcionaram foram as EM e EDC. Tomando-os por referência pode  defender-se o laisser-faire ou o intervencionismo. 
3. Relacione a globalização das economias com a viragem assinalada por volta dos anos 1990.

A Globalização promoveu a transição das EDC para EM porque ás suas economias não  asseguravam o bem-estar imaginado no Ocidente, através das imagens da TV.

4.São elementos constitutivos do Estado a população, o território e o poder político.
Define-se como Nação a reunião de pessoas, da mesma raça, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando, assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características raciais e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.

a) Defina Estado.

Um Estado é a organização política de um povo num território, podendo definir o
seu futuro no seio da comunidade internacional.


b) Explique a tendência de uma Nação pretender constituir o seu Estado.

Uma Nação nomeia uma comunidade cultural, com traços exclusivos que
permitem distingui-la das restantes. É natural que pretenda decidir o seu futuro
colectivo e afirmar-se como entidade no seu da comunidade internacional, o que
apenas poderá fazer se se encontrar organizada como Estado independente,
soberano no seu território sobre a sua população

c) Dê exemplos de Estados que não correspondem a Nações.

 Vaticano, Mónaco, Estados Federados do Brasil ou dos Estados Unidos por exemplo.
d) Dê exemplos de Nações que não constituíram os seus Estados.
Tibete, Catalunha , País Basco ou Euskadi



a) Identifique os órgãos de soberania do sistema político português.

-Presidente da República
-Assembleia da República
-Governo
-Tribunais


b) Indique as competências genéricas de cada órgão
-Representa a Nação
-Poder legislativo

-Poder executivo /administrativo
-Poder Judicial


c) Identifique o órgão com maior poder em termos de condução da política económica.

compete ao governo a conjunção da politica economica apos a aprovaçao do orcamento na assembleia da republica.

d) “O Governo é politicamente responsável perante a Assembleia da República e o Presidente da República”. Explicite o significado desta expressão.
 
O Governo é politicamente responsável perante a Assembleia da República
significa que a AR o pode demitir se aprovar uma moção de censura ou não
aprovar uma moção de confiança.
O Governo é politicamente responsável perante o Presidente da República
significa que este pode demitir o Governo e tentar encontrar outras soluções
governativas. O PR também pode dissolver a AR, convocando novas eleições.

6.1. Explicite os seguinte conceitos:
a) Estado Polícia - é a assegurar a ordem pública
b) Estado-Providência - é um estado que substitui a rede familiar.
c) Estado intervencionista - permite  intervir  na própria economia.
d) Bens públicos- são um tipo de bens cujos benefícios são usufruídos pela população em geral e de uma forma indivisível, independentemente da vontade de um indivíduo querer ou não usufruir desse bem
e) Externalidades - são actividades que envolvem a imposição involuntária de custos ou de benefícios, isto é, que têm efeitos positivos ou negativos sobre terceiros sem que estes tenham oportunidade de o impedir e sem que tenham a obrigação de os pagar ou o direito de ser indemnizados.


6.2. Mostre que a educação têm externalidades positivas


Compete ao Governo a condução da política económica, após aprovação do
Orçamento na Assembleia da República.
A educação tem externalidades positivas, pois um filho literado é um bem para toda a família... os médicos têm pouca paciência para explicar como tomar 1/4 do comprimido.

Sem comentários:

Enviar um comentário