1. Verifique que a intervenção do Estado na economia não é consensual.
laissez-faire, como doutrina, defende que o governo deve
interferir o menos possível nos assuntos económicos e deixar as decisões
económicas para tomada decisão privada dos compradores e vendedores;
Estado-Providência os mercados dirigem as atividades económicas e diárias especificas enquanto os governos regulam as condições sociais proporcionando pensões, cuidados de saúde e outros apoios às famílias pobres.
2. Explicite os fundamentos ideológicos das posições doutrinárias apresentadas por SAMUELSON.
Os modelos puros que já mais funcionaram foram as EM e EDC. Tomando-os por referência pode defender-se o laisser-faire ou o intervencionismo.
3. Relacione a globalização das economias com a viragem assinalada por volta dos anos 1990.
A Globalização promoveu a transição das EDC para EM porque ás suas economias não asseguravam o bem-estar imaginado no Ocidente, através das imagens da TV.
A Globalização promoveu a transição das EDC para EM porque ás suas economias não asseguravam o bem-estar imaginado no Ocidente, através das imagens da TV.
4.São elementos constitutivos do Estado a população, o território e o poder político.
Define-se como Nação a reunião de pessoas, da mesma raça, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando, assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características raciais e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.
a) Defina Estado.
Um Estado é a organização política de um povo num território, podendo definir o
seu futuro no seio da comunidade internacional.
b) Explique a tendência de uma Nação pretender constituir o seu Estado.
b) Explique a tendência de uma Nação pretender constituir o seu Estado.
Uma Nação nomeia uma comunidade cultural, com traços exclusivos que
permitem distingui-la das restantes. É natural que pretenda decidir o seu futuro
colectivo e afirmar-se como entidade no seu da comunidade internacional, o que
apenas poderá fazer se se encontrar organizada como Estado independente,
soberano no seu território sobre a sua população
c) Dê exemplos de Estados que não correspondem a Nações.
Vaticano, Mónaco, Estados Federados do Brasil ou dos Estados Unidos por exemplo.
d) Dê exemplos de Nações que não constituíram os seus Estados.
Tibete, Catalunha , País Basco ou Euskadi
5. Consulte a Constituição da República Portuguesa.
a) Identifique os órgãos de soberania do sistema político português.
-Presidente da República
-Assembleia da República
-Governo
-Tribunais
b) Indique as competências genéricas de cada órgão
-Representa a Nação
-Poder legislativo
-Poder executivo /administrativo
-Poder Judicial
c) Identifique o órgão com maior poder em termos de condução da política económica.
compete ao governo a conjunção da politica economica apos a aprovaçao do orcamento na assembleia da republica.
compete ao governo a conjunção da politica economica apos a aprovaçao do orcamento na assembleia da republica.
d) “O Governo é politicamente responsável perante a Assembleia da República e o Presidente da República”. Explicite o significado desta expressão.
O Governo é politicamente responsável perante a Assembleia da República
significa que a AR o pode demitir se aprovar uma moção de censura ou não
aprovar uma moção de confiança.
O Governo é politicamente responsável perante o Presidente da República
significa que este pode demitir o Governo e tentar encontrar outras soluções
governativas. O PR também pode dissolver a AR, convocando novas eleições.
6.1. Explicite os seguinte conceitos:
a) Estado Polícia - é a assegurar a ordem pública
b) Estado-Providência - é um estado que substitui a rede familiar.
c) Estado intervencionista - permite intervir na própria economia.
d) Bens públicos- são um tipo de bens cujos benefícios são usufruídos pela população em geral e de uma forma indivisível, independentemente da vontade de um indivíduo querer ou não usufruir desse bem
e) Externalidades - são actividades que envolvem a imposição involuntária de custos ou de benefícios, isto é, que têm efeitos positivos ou negativos sobre terceiros sem que estes tenham oportunidade de o impedir e sem que tenham a obrigação de os pagar ou o direito de ser indemnizados.
6.2. Mostre que a educação têm externalidades positivas
b) Estado-Providência - é um estado que substitui a rede familiar.
c) Estado intervencionista - permite intervir na própria economia.
d) Bens públicos- são um tipo de bens cujos benefícios são usufruídos pela população em geral e de uma forma indivisível, independentemente da vontade de um indivíduo querer ou não usufruir desse bem
e) Externalidades - são actividades que envolvem a imposição involuntária de custos ou de benefícios, isto é, que têm efeitos positivos ou negativos sobre terceiros sem que estes tenham oportunidade de o impedir e sem que tenham a obrigação de os pagar ou o direito de ser indemnizados.
6.2. Mostre que a educação têm externalidades positivas
Compete ao Governo a condução da política económica, após aprovação do
Orçamento na Assembleia da República.
A educação tem externalidades positivas, pois um filho literado é um bem para toda a família... os médicos têm pouca paciência para explicar como tomar 1/4 do comprimido.
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