segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Economias de Mercado versus Economias de Direcção Central

1. Distinga Economias de Mercado de Economias de Direcção Central quanto:

a) à articulação entre os planos dos diferentes agentes;

 economia de mercado –  A articulação existente entre os planos dos diversos agentes económicos é nula.

 economias de direcção central – A articulação existente entre os planos dos diversos agentes económicos é total.

b) à forma como são determinados os preços;

economia de mercado   são independentes.

economias de direcção central são dependentes.


c) ao tipo de planeamento;

economia de mercado  Nesta economia o planeamento tem carácter indicativo.

economias de direcção central - Nesta economia o planeamento tem carácter imperativo.

 
d) à propriedade dos meios de produção;

economia de mercado  Os preços resultam da interação entre a oferta e a procura.

economias de direcção central - A AEC determina os preços.

e) à equidade ao nível da repartição do rendimento.

A Repartição do rendimento é mais equitativa nas EDC porque ninguém recebe rendimentos do capital, e os salários dependerão das necessidades das familias.

2. As unidades de produção nas Economias de Direcção Central tinham como objectivo cumprir as metas fixadas no plano pela AEC. Nas Economias de Mercado as empresas que não forem suficientemente competitivas vão à falência.

2.1. Qual dos dois modelos de organização da actividade económica conduz a uma mais rápida adopção de novas tecnologias. Justifique.

São as economias de mercado, porque se não estivessem optas e aceites nas novas tecnologias poderiam ser eliminadas do mercado.

2.2. Combinando o acelerado progresso tecnológico com a globalização dos mercados e os factores políticos, justifique o colapso das Economias de Direcção Central.

As Economias de Mercado precisam de se adaptar mais rapidamente ás novas tecnologias, porque existe muita concorrência entre elas. Tem de haver competição entre elas, senão entram em falência. Após a queda da união soviética, as melhores empresas são as do mundo ocidental, pois eram obrigadas a recorrer umas as outras, enquanto as Economias Direcção Central não precisavam de renovar.

3. Quanto custa o computador portátil? [Magalhães]
O custo depende das condições económicas das famílias, que se reflecte nos escalões da Acção Social Escolar (ASE) dos alunos:
- gratuito para os alunos do escalão A da ASE;
- 20 Euros para os alunos do escalão B da ASE;
- 50 Euros para os alunos não abrangidos pela ASE.
Comente a lógica implícita no preço estabelecido para o computador Magalhães pelo Governo, justificando a economia portuguesa como economia mista.

Mecanismo tipo de Economia Direcção Central, quem tem menos rendimento tem direito a usufruir os bens a um preço mais baixo.

4. "À medida que os preços se afastam do nível de mercado, sendo fixados discricionariamente pelo Estado, aumentam as possibilidades de corrupção".
Comente fazendo referência às 3200 casas atribuídas por cunha em Lisboa (EXPRESSO/Assinatura) a artistas, jornalistas, amigos políticos que pagam em média €35 de renda, sabendo que o escândalo começou há 30 anos.

Quando o estado intervém na economia, aumenta a possibilidade de haver uma má divisão de bens. Existe uma má divisão dos bens, contudo concedem casas, por exemplo, por um preço baixo, e quem precisa verdadeiramente não concedem casas e aquelas pessoas tem rendas muito altas, com este exemplo queremos dizer que existe uma má divisão de bens.

Sem comentários:

Enviar um comentário