segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sabe bem pagar tão pouco de impostos


A imprensa económica não lhe critica a racionalidade das decisões, porque grande parte das empresas que estão cotadas no principal índice da Euronext Lisboa fazem o mesmo.

1.
Em entrevista ao EXPRESSO, Soares dos Santos justificou por que motivos se sentiu injustamente atacado.
Apresenta dois.


São ataques verbais e creiticas que o fizeram , porque ele inrrequeceu em portugal agora vai mudar a sua sede para holanda.
Porque se sente atacado por defender o seu patrimonio.


2. Apesar de a decisão de Soares dos Santos ser economicamente racional, ser legal, e corresponder rigorosamente ao comportamento de outros grupos grupos económicos, observa que continua ser moralmente criticável.
Isto de ser patriota para a publicidade e não ser patriota em termos de contribuição.

3. "O erro do Brasil só foi estudado em 2010 porque o trauma foi muito grande. Por isso recorri a um professor português do

 "um futuro ministério das finanças europeu seria responsável por supervisionar a vigilância tanto das políticas fiscais como das políticas de competitividade (..)" resolveria os problemas da economia portuguesa?

Quando estiveram no Brasil não tiveram sucesso e recorreram para saber qual tinha sido o problema para o conseguirem resolver, e para resolver tinham de separar as sociedades JM e Francisco Manuel dos Santos.  

4. Extrai da entrevista três motivos que poderão levar os empresários portugueses a preferir pagar impostos na Holanda. 


 Porque os impostos na Holanda são mais baixos o que leva os empresários a preferir pagar lá os seus impostos, precisavam de encontrar um país onde a iniciativa privada fosse protegida e Portugal não oferece garantias de investimento. 

5. Verifica que Soares dos Santos procura abstrair-se de questões emocionais, justificando a sua responsabilidade "profissional".

Não porque a prioridade dele era gerir o seu dinheiro e dos outros accionistas. 

6. Se a generalidade dos empresários portugueses não acreditasse na hipótese de Portugal no Euro, e deslocalizasse as suas actividades, que consequências imediatas teria essa atitude sobre a economia portuguesa? 


Iria haver uma subida no desemprego, Portugal iria deixar de receber os impostos da empresa, e então seria mais fácil de Portugal sair do Euro.




Em que medida a proposta de Jean-Claude Trichet, de MIT e do INSEAD..."
Justifica a propensão comum à generalidade dos empresários de recorrem a economistas depois de terem passado por algum "susto".



 

Sem comentários:

Enviar um comentário